o terceiro incluído

2010-02-03

Abertura aos saberes

Não quero que a minha casa fique cercada de muros
e que as minhas janelas fiquem tapadas.
Quero que as culturas de todas as terras soprem sobre a minha casa
tão livremente quanto possível.
Mas recuso-me a ser derrubado por qualquer delas.
Gandhi


Nos trilhos errantes por onde tenho andado nas últimas semanas feitos de leituras, reflexões e alguma conversa, voltei a encontrar-me com a minha amiga Ernestina. Não foi bem com ela, isto é, foi também com ela, através da leitura da sua tese de mestrado em sociologia, apresentada em 2000, na universidade de Coimbra. Foi um trabalho que fui acompanhando à medida que ia sendo escrito (as versões draft eram escritas a várias cores) e que acho de grande interesse originalidade. Rompe formalmente com alguns cânones académicos quer na forma de apresentação, quer na arquitectura metodológica, para explorar através da sua experiência o fenómeno das (toxico)dependências e das drogas.
A citação de Gandhi, acima reproduzida, com que abre o trabalho é a grande metáfora do que deve ser o espírito de qualquer investigador. Também eu me sinto identificado com esse espírito e a minha imensa curiosidade por todas as coisas da vida é absolutamente incompatível com muros e barreiras, limites ou fronteiras. O fenómeno "das drogas" é um bom exemplo de um objecto indisciplinado, como costumo dizer, que nunca se deixou aprisionar por um único saber "especialista", por mais que o tenham tentado entalar entre as "togas negras" da lei e as "batas brancas" dos saberes medico-psicológicos .

"Consideramos que o problema da droga pouco mais é do que o efeito das nossas concepções e representações negativamente distorcidas acerca da droga, e só poderá ser ultrapassado com a mudança destes mesmos modelos conceptuais."

O que a Ernestina faz na sua tese é uma viagem através de um território sem pontos cardeais, sem medo de se perder ou, mesmo de se fundir com o objecto de estudo que é também ela própria.

Voltarei a este assunto.

Cruz, M. E. Neto da (2000). As drogas: viagem cultural sem fronteiras. Dissertação de Mestrado em Sociologia: As sociedades nacionais perante os processos de globalização. Faculdade de Economia. Universidade de Coimbra.

Etiquetas: ,