o terceiro incluído

2007-12-11

Transcoisas ou a transgressão das coisas que são

A apreensão que fazemos da realidade é, na realidade, a realidade com que podemos operar. Isto parece um jogo de palavras, mas reconduz-nos quase sempre à velha questão de Paul Watzlawick How real is real? (Watzlawick, 1977) e à ideia de que quanto melhor e mais "real" for o conhecimento da realidade, maior será a capacidade de interagir com ela.
Um artigo de Helga Nowotny(*) faz referência ao que chama Modo-2 de produção de conhecimento, como um esforço intelectual não reductível ao quadro de uma estrutura disciplinar, contrastando-o com o Modo-1, mais focado nas fontes provenientes de uma ou outra estrutura disciplinar.
Segundo esta autora, o Modo-2 de produção de conhecimento é uma nova forma emergente de pensar a ciência que procura responder à necessidade de uma outra linguagem para descrever o que acontece na investigação e apresenta as seguintes características:
1) A investigação contemporânea é cada vez mais realizada dentro dos contextos de aplicação.
Os problemas são formulados através do diálogo entre diferentes actores e diferentes perspectivas e o processo só se inicia após a concordância de todo o grupo;
2) Os diferentes actores trazem uma heterogeneidade essencial de competências (skills and expertises) ao processo de resolução de problemas.
As estruturas organizacionais e as hierarquias perdem algum do seu peso e rompem-se determinadas cadeias de comando.
3) A transdisciplinaridade como plataforma intelectual completamente diferente da tradicional estrutura disciplinar.

Knowledge is transgressive and transdisciplinarity does not respect institutional bounderies

"Há uma espécie de convergência ou co-evolução entre o que acontece na esfera da produção de conhecimento e a forma como as instituições da sociedade se estão a desenvolver" (tradução minha).
O aparecimento de ONG e de outras formas de organização nas quais diversos tipos de interesses se organizam e influenciam a realidade social complexificando-a e essa "trangressão" é melhor capturada pelo conceito de transdisciplinaridade.

A autora enuncia ainda o que considera como os dois mais importantes critérios do Modo-2 de produção de conhecimento: accountability e controlo de qualidade.

Accountability significa responsabilidade (no sentido em que se responde, presta contas), mas diferente da responsabilidade individual que faz parte do ethos de cada um; é mais a responsabilidade institucional;u m processo informal, mas com uma vertente formalizada que permite clarificar a quem se tem que responder.

O controlo da qualidade levanta questões delicadas, uma vez que em muitos contextos o que se procura não é apenas a excelência científica. Embora a excelência científica continue a ser a base fiável para a produção de novo conhecimento, há outros aspectos difíceis de apreender uma vez que os contextos variam. Não há um único critério como no controlo de qualidade na perspectiva disciplinar que estabelece os seus próprios standards para dizer: isto é boa física, boa biologia ou boa geologia. É preciso estabelecer critérios adicionais de qualidade que nos permitam falar qualidade acrescentada (value-added quality) e procurar ultrapassar esse valor-acrescentado e começar a falar de valor-integrado (value-integrated).







(*)Nowotny, H. The potential of Transdisciplinarity. http://www.interdisciplines.org/interdisciplinarity/papers/5

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